Os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Utilizamos os mais variados gadgets para nos comunicar, como ferramentas de trabalho e recursos de entretenimento. Com o tempo, é comum que os componentes desses dispositivos sofram desgastes que acabam comprometendo seu funcionamento.
Ressaltamos que todas as técnicas abaixo apresentadas não possuem garantia que sempre terão efetividade. Estes métodos são algumas saídas que podem ajudá-lo a recuperar informações e “tapar o buraco” até que se possa adquirir um novo componente ou levar o computador à assistência técnica especializada.
Nós não nos responsabilizamos das consequências.
_______________________________
Entrando numa fria!
O disco de armazenamento é um dos componentes mais importantes para o correto funcionamento do computador. Nesse dispositivo de hardware, ficam armazenados os arquivos essenciais para a execução do sistema operacional e softwares, sem contar o acervo de fotos, músicas e vídeos do usuário.Se o disco rígido falhar, lá se vão inúmeros documentos, lembranças pessoais e arquivos importantes na sua vida virtual. Uma alternativa para tentar recuperar os dados “presos” em um dispositivo danificado é colocá-lo no congelador. Isso mesmo: você pode deixar o HD repousando em temperaturas abaixo de zero.
Congelar o componente de armazenamento pode funcionar em casos de danos físicos. O desregulamento de algumas peças nesse tipo de hardware é comum, o que pode causar a fricção entre as partes do dispositivo, interrompendo sua operação normal.
Como proceder
Como fazer isso com segurança? Remova o disco da máquina, envolva-o em dois sacos plásticos vedados (aqueles usados para guardar alimentos) e deixe-o por 12 horas ou mais no congelador. Depois de verificar se o HD está mais gelado que sorvete, conecte-o novamente ao PC e experimente ligá-lo.Saindo uma placa assada
A placa-mãe, a placa de vídeo, a memória RAM e muitos outros dispositivos de hardware são compostos por dezenas, centenas e até milhares de componentes eletrônicos, como resistores, capacitores, conectores, fusíveis e diodos. Cada pequena peça (minúscula em alguns casos) é unida à placa por meio de pontos de solda – ligas metálicas que enrijecem ao esfriar.Seja por falha de fabricação ou pelo desgaste diário, esses pontos de solda podem sofrer com a chamada solda fria – estado em que pequenas bolhas se formam na solda, comprometendo a passagem de corrente. O deslocamento de alguns desses componentes eletrônicos também pode acontecer, o que causaria o mau funcionamento do dispositivo.
Partindo do fato que a solda trabalha em altas temperaturas para ligar um componente à placa, alguém resolveu, literalmente, assar as placas para eliminar possíveis contatos com solda fria ou o deslocamento das peças.
O procedimento
Pegue uma travessa de alumínio ou de vidro temperado e forre-a com papel alumínio. Remova a placa do computador e retire todos os componentes de resfriamento e que possuam partes plásticas da placa – como conectores, jumpers e capas protetoras. Caso existam componentes plásticos soldados, envolva-os com papel laminado.Deixe a placa fora do contato direto com a travessa. Pré-aqueça o forno por 20 minutos a aproximadamente 200 graus Celsius. Coloque a placa no forno e deixe-a “assar” de 8 a 10 minutos. Retire-a do forno e aguarde seu resfriamento em temperatura ambiente. Passe pasta térmica e insira o dispositivo no PC. Cruze os dedos e ligue o computador! Veja o vídeo.
CPU escancarada
Ainda no segmento de computadores, existe outro problema muito comum: o superaquecimento. Você está navegando na web, editando um documento e escutando seu álbum preferido, quando a máquina emite um bipe e reinicia inesperadamente. Esse é o sintoma básico de que o cooler não está suportando arrefecer o hardware do PC.Menos agressiva que as alternativas mostradas até aqui, a forma mais simples de amenizar esse problema é deixar a tampa do gabinete aberta. Assim, o ar externo (e mais frio) entra com mais facilidade em contato com os dispositivos da máquina. Caso escancarar a CPU não resolva, você pode ligar um ventilador na direção das placas, mantendo no mínimo 50 centímetros de distância.
Banana no CD
A banana é uma fruta típica de terras tropicais, porém, ela é apreciada em todo o mundo. Além de ser um alimento energético (rico em potássio, carboidratos, sódio, sais minerais, entre outras substâncias), a banana é um excelente recuperador de mídias óticas riscadas.Você não leu errado, caro leitor. Tanto o fruto quanto sua casca podem ser utilizados para limpar arranhões em CDs e DVDs. Não se sabe quem foi o responsável pela descoberta desta nova utilidade da banana, o fato é que existem relatos de que ela pode remover riscos – como retrata o vídeo seguinte:
adorei kkk
ResponderExcluirhahaha, eu ja fiz tanta coisa pra tentar arrumar meus aparelhos eletronicos, que ja estraguei varios heuaheua
ResponderExcluirvou usar alguns desses metodos hehe
comenta la tbm http://atordoadojr.blogspot.com/