2.17.2011

Watson: Software de Inteligência Artificial

A IBM recentemente -inicialmente 14/02/11- colocou seu supercomputador, "Watson", para competir em um programa de televisão nos EUA, o "Jeopardy". Um programa onde normalmente eram feitos os desafios entre dois humanos -mentes brilhantes-, ele funciona como um jogo de perguntas.

____________________________

Ken Jennings, Watson e Brad Rutter



Nesse programa, Watson, já conseguiu ganhar de Ken Jennings -antigo dono do recorde de ir mais longe na competição- e Brad Rutter -o vencedor com mais dinheiro da competição-. Watson está se destacando e em 3 episódios ele ainda está ganhando.


Para desenvolver a capacidade de interpretar a linguagem humana, 200 milhões de páginas de livros foram inseridas nos servidores do Watson. Por meio de uma ferramenta de algoritmo, ele interpreta a pergunta e busca a resposta em seus arquivos.

Segundo o engenheiro e gerente de produtos da IBM, Anibal Strianes, o grande desafio do Watson é interpretar a linguagem humana e devolver a resposta em um curto espaço de tempo. Para isso, ele utiliza um algoritmo chamado de DeepQ. “São vários servidores que processam a informação de forma massiva e paralela”, explica Strianes.

Para o “Jeopardy”, o DeepO combinou mais de 100 técnicas diferentes para analisar a linguagem natural, identificar fontes, gerar hipóteses e encontrar provas  e respostas.

Em relação ao hardware, o supercomputador soma dez racks, com um total de 90 servidores, 2 880 cores e 16 Tb de memória. No total, 30 milhões de dólares foram investidos no desenvolvimento da máquina.

Avatar de Watson - Feito por IBM

Informações sobre Watson:

Watson usa software da IBM rodando DeepQA SUSE ® Linux Enterprise Server 11.

IBM afirma:

Watson é um aplicativo de processamento de linguagem natural avançada, recuperação de informação, representação do conhecimento e de raciocínio, aprendizado de máquina e tecnologias para o campo de resposta aberta de domínio questão. Na sua essência, Watson é construído sobre a tecnologia da IBM DeepQA para a geração de hipóteses, coleta de provas em massa, análise e pontuação. Watson é um sistema de trabalho otimizado projetado para análises complexas, possível através da integração massivamente paralelo POWER7 processadores eo DeepQA IBM software para responder no Jeopardy! perguntas em menos de três segundos. Watson é composto de um conjunto de noventa servidores IBM Power 750 (acrescidos de I / O de rede e os nós do cluster controlador em 10 racks) com um total de 2.880 núcleos de processadores POWER7 e 16 Terabytes de memória RAM. Cada Power 750 servidor usa um processador de 3,5 GHz núcleo POWER7 oito, com quatro threads por núcleo. O processador POWER7 da capacidade de processamento massivamente paralelo é um jogo ideal para Watsons DeepQA software da IBM que é embaraçosamente paralelo (que é uma carga de trabalho que executa múltiplas threads em paralelo).

Abaixo o vídeo de um pedaço do programa Jeopardy.

 
____________________________

Minha Opinião: Com todo esse acontecimento, pudemos comprovar -novamente- vários fatores sobre as máquinas: elas são mais rápidas em resposta e procuram mais rápido. 

Bom, para um software que foi gasto US$30 milhões e com todo esse "poder" -suas 'peças'- ele realmente teria que ganhar dos humanos ou teria sido tudo inútil. Ótimo trabalho da IBM e isso nos mostra que podemos ter dicionários, manuais de instrução, 'como fazer', -etc- muito mais acessíveis, que poderiam ser usados em momentos críticos ou não-críticos. 

Só acrescentando: a IBM anunciou no dia 17/02/11 uma parceria com as Universidades de Columbia e de Maryland para desenvolver uma ferramenta de diagnósticos e sugestão de tratamentos a partir do supercomputador. De acordo com o comunicado, o novo sistema deve entrar em testes no próximo ano.

Ótimas novidades! 
____________________________

Fonte: WikiPedia  /  EngadGet


®

5 comentários:

  1. Rapaz dá até medo dessas coisas. Vc já assistiu aqueles filmes onde os computadores se rebelam contra os humanos e querem dominar a terra? Eu hein...

    ResponderExcluir
  2. Já sim. Temos uma postagem aqui falando sobre isso.

    Acreditamos que somos conscientes o bastante para não criarmos o nosso fim.

    ;D

    ResponderExcluir
  3. O ano que vem a ibm vai lançar um bem mais rápido pode ter certeza. No futuro no decorrer de cada ano o poder de processamento das máquinas vai superar mais de 100x.

    ResponderExcluir
  4. O campo da IA ainda pode ser considerado algo recente no âmbito geral das pesquisas humanas, a despeito dos inúmeros avanços obtidos, especialmente nas últimas décadas. Ainda assim, estamos longe de emular totalmente a inteligência biológica, muito embora, creio eu, tenhamos alcançado com as redes neurais artificiais resultados bastante promissores. As máquinas ainda estão muito longe do conceito de autoconsciência. Quando a Computação Quântica for uma realidade disponibilizada para as investigações científicas, tenho esperança que uma das áreas que mais há de se beneficiar será justamente a IA. Então talvez seja possível no futuro um andróide realmente pensante como o Data de Star Trek.
    Agora, quanto ao Watson (mais um supercomputador-trator da IBM), tenho minhas reservas se o que ele faz é realmente inteligência artificial, ainda que externamente isso possa parecer verdade. Ele é mais um brutamonte do processamento, um sistema tipo força bruta.
    Uma visão mais humorada (embora não menos reflexiva) desta temática pode ser encontrada em:
    http://gatosepapos.blogspot.com/2011/03/humanamente-artificial.html
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns IBM por usar LINUX espero que esse projeto siga o caminho do software livre. Na mesma linha seria ótimo poder rodar esse tipo de software nas nuvens em redes de desktops linux assim como projetos de pesquisas como SETI.. No dia em que houver uma colaboração desse nível o problema de hardware será reduzinho já que pelo mundo afora há muito "clocks" de maquina sub-utilizados que poderiam rodar em cluster...Maravilha cada cidadão teria seu próprio Watson.... vamos ver .. o futuro dirá ,, espero que não demore..

    ResponderExcluir