2.15.2011

Linus Benedict Torvalds ou Sr. Linus

Linus Benedict Torvalds (Helsínquia, 28 de Dezembro de 1969) é o criador do Linux, núcleo do sistema operacional GNU/Linux.
Linus Torvalds pertence à comunidade dos Finlandssvensk, um estrato da população representando 6% dos habitantes da Finlândia, que falam sueco. Ele estudou na Universidade de Helsinki. Vive atualmente em Santa Clara, na Califórnia, com a sua mulher Tove e suas três filhas. Atualmente trabalha na Open Source Development Labs (OSDL). (WikiPédia)

O cara que entrou na disputa entre Apple e Microsoft, com seu famoso Linux -Linus + Unix-. Este homem a quem chamam de Sr. Linus é um mais um dos gênios da tecnologia. Vamos conferir mais sobre sua história.





Começou a lidar com a informática quando tinha 11 anos. O avô, Leo Waldemar Torvalds, um matemático e estatístico da Universidade comprou um dos primeiros computadores Commodore em 1980 e pediu-lhe ajuda para usá-lo. Tornou-se tão interessado que passou um verão inteiro dentro de casa ou, melhor dizendo, no quarto em frente ao computador desenvolvendo o que restava do núcleo.

Em 1983 Richard Stallman criou a Free Software Foundation (GNU project). Em 1986 Marice J. Bach publicou Design of the Unix Operating System. Em 1988 Linus foi admitido na Universidade de Helsinki. No mesmo ano Andy Tanenbaum traz a público o Sistema Operacional MINIX, um Unix para fins didáticos e que rodava em IBM/PC. Em 1990 Torvalds começa a aprender C em seus estudos.

No fim dos anos 80 ele tomou contato com os computadores IBM/PC compatíveis e em 1991 comprou um 80386. Com 21 anos, 5 já de experiência programando (em C), ele tinha contato com o Sistema Unix da Universidade (SunOS, atualmente Solaris) e desejava rodar a versão de Tannenbaum (Minix) no seu recém adquirido 80386. Entretanto, descontente com os recursos do Minix, especialmente em relação ao emulador de terminal do Minix que ele utilizaria para acessar remotamente o Unix da Universidade, começa a desenvolver o seu próprio emulador de terminal que não rodaria sobre o Minix, mas diretamente no hardware do PC 386. Este projeto pessoal foi sendo modificado gradualmente e adquirindo características de um Sistema Operacional independente do Minix. Este é o início do desenvolvimento do núcleo Linux, relatado pelo próprio Linus Torvalds em seu livro Just for fun.

O núcleo Linux foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds numa tentativa de criar um sistema operacional similar ao Unix que rodava em processadores Intel 80386. O projeto foi lançado em 1991 em uma famosa mensagem para a Usenet em que ele divulgou que estava disposto a disponibilizar o código-fonte e contar com a colaboração de outros programadores. Desde os primeiros dias, ele recebeu ajuda de hackers do Minix, e hoje recebe contribuições de milhares de programadores dos mais diversos locais do mundo.

Em 1997 Linus Torvalds recebeu os prêmios "1997 Nokia Foundation Award'y" e "Lifetime Achievement Award at Uniforum Pictures". No mesmo ano finaliza os estudos superiores (1988 - 1997) passou 10 anos como estudante e investigador na Universidade de Helsinki, coordenando o desenvolvimento do núcleo do S.O. desde 1992.

Torvalds trabalhou na Transmeta (fabricante de processadores para portáteis) entre 1997 e 2003, e neste ano juntou-se à Open Source Development Labs (OSDL), uma fundação criada para ajudar no desenvolvimento do núcleo Linux, como OSDL fellow. Fazem parte dessa fundação várias grandes empresas do ramo da informática, como IBM, Sun, Nokia e outras.

Torvalds possui a marca registrada "Linux" e supervisiona o uso da marca através da organização sem fins lucrativos Linux International. (WikiPédia)

______________________________

Minha Opinião: Não é qualquer um que consegue entrar em uma disputa de Microsoft e Apple e como se não bastasse, ainda ficar entre os primeiros. Com um tom de comédia e um tanto engraçado em tudo que faz, é um exemplo a ser seguido por todos nós, amantes da tecnologia -em especial, computadores-.
Gostaria de deixar um obrigado especial a ele, pois fez um SO gratuito e sem regras rígidas e disponibilizou o código-fonte -base- à todos. Grande trabalho com todo o respeito do mundo, Sr. e mestre Linus.

______________________________

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds



®

5 comentários:

  1. Senhor Linus, um gênio. Criador de algo inovador e exclusivo, pena que não me adaptei ao linux :(

    http://estude-me.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. o Linux realmente leva tempo pra se adaptar -muito diferente do Windows-, mas com o tempo acaba sendo melhor. Pois ele vira seu e de mais ninguém.

    =)

    ResponderExcluir
  3. Cara quee postagemm shoow!!

    Sempre usei Linux, mas nunca soube da história hehe!!

    Otima postagem!!

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu tinha mta aversão ao linux...
    Na verdade nunca usei, mas não sabia nada a respeito...
    Talvez eu mude de opinião a partir de agora neh?
    Hehe...

    ResponderExcluir