2.16.2011

Estudo sobre a Capacidade Total de Armazenamento dos Dispositivos


Este post vai mostrar a vocês um estudo feito por um grupo de pesquisadores liderados por Martin Hilbet, cientista da Escola de Comunicação e Jornalismo da USC (University of Southern California). Basicamente eles passaram tempos calculando a quantidade de armazenamento que temos -pesquisa feita em 2007- juntando todos os equipamentos -com armazenamento- do mundo.



___________________________

Depois do longo tempo fazendo todos os cálculos, eles chegaram a um número supreendentemente grande. Com a soma de todo o armazenamento que temos  -CDs, DVDs, Blu-rays, HDs, cartões de memória, etc- chegamos ao extraordinário número de 295 exabytes de informação. Preste atenção, 1 exabytes, equivale a 1000 petabytes, que equivale a 1000 terabytes, que equivale a 1000 gigabytes. E nós temos 295 exabytes de informações armazenadas.

Incrivelmente, essa não foi a única surpresa que eles trouxeram ao mundo. Descobriram também que toda essa quantia de armazenamento não chega a 1% da capacidade de todas as moléculas de DNA de cada ser humano. Suponhando que essa quantia seja uma estrela, a capacidade humana seria uma galáxia de estrelas.


Abaixo segue mais curiosidades reveladas pela pesquisa:

->  Através dos meios de telecomunicações -celulares e telefones-, a humanidade compartilhou 65 exabytes de informações em 2007, o equivalente a como se cada pessoa no mundo, comunicasse o conteúdo de seis jornais todos os dias.  

->  Em 2007, todos os computadores pessoais do mundo computaram 6,4 exaflops – ou 6,4 (seguido de 20 zeros) operações por segundo.

->  Toda essa capacidade de armazenar informação cresceu exponencialmente nos últimos anos. O estudo chega a apontar o ano de 2002 como o início da era digital – foi o primeiro ano em que o armazenamento digital superou o analógico no mundo. Para se ter uma ideia do salto, no ano 2000 cerca de 75% de toda a informação ainda era guardada em meios analógicos; em 2007, 94% de toda a informação migrou para mídias digitais.

___________________________

Minha Opinião: Essa foi uma matéria que me deixou de boca aberta quando li, é realmente incrível e chega a parecer até, inacreditável, que tudo isso não chega a 1% de nossa capacidade de armazenar. Realmente, em alguns pontos, ainda somos "anos-luz" superiores as máquinas.

Espero que tenham gostado. :D

___________________________

Fonte:
http://www.eurekalert.org/pub_releases/2011-02/uosc-hmi020811.php  (EurekAlert)

http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=27674422 (MsnBrasil)


®

4 comentários:

  1. Caramba!!!! Isso mostra, de fato, como nós seres humanos e a criação somos incríveis!
    Mas é engraçado falar em era digital! Ao imaginar esses termos, só consigo visualizar os filmes do passado que mostravam cidades incríveis e carros voadores com tecnologias inimagináveis. haha

    Muito boa a reportagem!

    ResponderExcluir
  2. Haha... verdade
    olhando o passado e olhando pra hoje, estamos perto daqueles feitos "impossíveis"

    Mesmo assim, continuamos evoluindo a cada dia.
    ;D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.. obrigado pela visita!

    ps.: estou te seguindo!

    Abraço,
    P.A.

    ResponderExcluir
  4. Oi lindo estou te seguindo
    Segui la tbm
    Beijos de Gaby Siqueira.
    http://diariodegabysiqueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir