2.11.2011

Aliança entre Nokia e Microsoft

Na manhã desta sexta-feira -11/02- o evento anual da Nokia, em Londres, teve um anúncio que confirmou os rumores já existentes. Stephen Elop -CEO da Nokia e ex-Microsoft- anunciou ao lado de Steve Ballmer -atual CEO da Microsoft- que ambas as empresas decidiram fazer uma aliança para lançar os novos Windows Phone 7 -MeeGo-.




Os pontos principais da apresentação foram:

- Não há uma data especificada para que vejamos o primeiro celular Nokia rodando Windows. Ballmer já disse os engenheiros das duas empresas já passaram bastante tempo juntos trabalhando nisso.

- Elop confirmou que a Nokia é e sempre será uma companhia finlandesa – não há planos de mudança da sede para qualquer lugar.

- Ballmer diz que a parceria não é exclusiva, mas algumas coisas que a Microsoft fará com a Nokia são únicas, permitindo que ela se diferencie no ecossistema do Windows Phone 7.

- Elop não acredita que a Nokia teria condições de criar um ecossistema relevante com o MeeGo em tempo hábil.

- A Nokia chegou a conversar com a Google sobre a adoção do Android, mas decidiu que “isso tornaria difícil para ela se diferenciar dentro daquele ecossistema” e que “os riscos de acomodação eram muito grades, com preços e margem de lucro sendo puxados para baixo e o valor de marca indo todo para a Google”. A Microsoft apresentou a melhor opção para a Nokia entrar de vez na briga pelo segmento de celulares inteligentes de ponta.

- Elop disse que o MeeGo ainda será lançado este ano mas não mais como uma parte estratégica de sua linha de smartphones e sim como uma “oportunidade de aprendizado”.

- Sobre as esperanças de algumas pessoas de que o MeeGo poderia ser um ecossistema novo, Elop disse que a Nokia “não tem condições de desenvolver algo rápido o suficiente para competir com a Apple e a Google. Windows Phone é um concorrente à altura”.

- Com relação aos tablets, há a possibilidade de usar algo da Microsoft, ou algo desenvolvido pela própria Nokia.

Windows Phone 7

______________________

Minha Opinião: O 6º ponto -"Elop disse que o MeeGo ainda será lançado este ano mas não mais como uma parte estratégica de sua linha de smartphones e sim como uma “oportunidade de aprendizado”."- deixou a desejar; depois disso fica meio lógico que -como a maior parte dos programas da Microsoft- essa "versão" do MeeGo que vai ser lançada ainda esse ano é uma versão de teste que vai aprensetar vários problemas -espero estar errado-.

Essa aliança, em si, parece uma ótima oportunidade para as duas empresas crescerem mais e quem sabe, colocarem no mercado um produto de ótima qualidade.

Estamos aguardando o lançamento! ;D

______________________

Fonte: EngadGet (http://www.engadget.com/2011/02/11/nokia-qanda-reveals-more-symbian-and-meego-details-android-explor/)

Imagem Fonte: http://www.engadget.com/photos/exclusive-nokias-windows-phone-7-concept-revealed/#3872737

®

3 comentários:

  1. Gostei do blog, ótimas informações
    Estou seguindo , segue o meu tbm ?

    www.jogandonaparede.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou um pouco avesso as estratégias de marketing das grandes empresas, por isso não me ligo em lançamentos!
    Pessoas dormindo nas lojas para comprar algo primeiro é ridículo!
    Prefiro ser sensato!
    Muito bom o blog amigo!

    www.anjoguerreirodeluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelos comentários... estou seguindo ^^
    voltem sempre ;D

    ResponderExcluir