9.02.2010

Sistemas Operacionais

Nest post vou falar um pouco sobre a vida do computador... os Sistemas Operacionais (SO).

--xx--

Primeiramente... vamos entender o que é isso... ai vai uma pequena parte da definição no Wikipédia e logo abaixo... uma definição minha pessoal.

"Um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada (num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado."
Para saber mais... veja o link ao final do post.

Minha definição: Uma das muitas coisas que faz o computador funcionar... um ótimo exemplo seria o Windows XP... ou 7 (Seven)... também temos o Linux... entre muitos outros. Sem ele o computador não liga... não faz absolutamente nada! Ele é o primeiro e mais importante programa que o computador executa a partir do momento que você o liga.

Então... qual sistema será que está no ranking? Qual é melhor? Perguntas que seram respondidas em parte (já que as maiores e melhores respostas... só pesquisando ou postando algo extremamente gigante aqui rs).

Os 10 mais:


1. Windows XP - 69.74%
2. Windows Vista - 15.48%
3. Mac OS X - 5.42%
4. Linux - 2.13%
5. Windows 2000 - 1.84%
6. Windows 2003 - 1.02%
7. Windows 98 - 0.45%
8. Windows ME - 0.19%
9. Windows 7 - 0.16%
10. iPhone OSX - 0.12%

Essa lista foi feita no dia 19/07/2009 pelo autor: anônimo

Pela data... e por como tudo ficou hoje... creio eu que o Windows 7 passou pelo menos para a 4ª posição acirrando com o Linux... o Windows Vista deve ter caido para 3ª e o SO da Mac caido para 5º.

Agora vamos falar sobre os mais importantes em minha opinião.

Windows XP: Não tem como esse não passar... todos conhecem! Todos usam ferramentas que derivam dele (ou o mais certo seria dizer que ele usa ferramentas padrões). A questão é que o Windows XP desde que apareceu subiu muito o nível tanto dos computadores quanto a questão do uso deles. Todos se identificam com ele e pela grande quantidade de programas feito para ele... Ainda é (de fato, talvez) o maior.

Windows 7: Mais um SO da poderosa Microsoft... Assim como o XP o 7 (ou Seven)... também chegou para abalar tudo... mas acredito que ele veio muito mais para continuar a hierarquia do XP... substituindo (na minha opinião) com perfeição seus antecessores. Design mais avançado... ferramentas novas que agora tão sendo feitas diretamente para eles... maior suporte e a grande "novidade".

Linux: Outro dos mais conhecidos... muito pouco usado em residências... mas sem nenhuma dúvida... o mais seguro e "livre" de todos. Uma das grandes vantagens dele... é o fato dele ser seu e totalmente seu... podendo tanto ser criado como editado a sua merce. O que faz dele pouco usado nas casas é o fato de ser "diferente" do Windows... tanto como os programas para ele criados... como a interface.. comandos e defesas.

Windows Vista: Não iria falar dele... mas como também é muito conhecido e (talvez) ainda muito usado. Windows Vista tinha chegado com o propósito de substituir o Windows XP... mas por sua interface e seu design (digamos) "avançado" de mais para suas propriedades... acabou entrando em várias falhas de sistema e bugs. Hoje em dia ta facilmente substituido pelo Windows 7 ou o Windows XP.

--xx--

Obrigado por lerem... Espero que tenham gostado! :D

Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_Operacionais
Para os interessados em um pouco mais de informação sobre Sistemas Operacionais


®

Nenhum comentário:

Postar um comentário