8.31.2010

DustBots: Robôs Lixeiros

Segue abaixo um artigo encontrado no site do Baixaki (baixaki.com.br) que diz a respeito de robôs limpando ruas... calçadas e até recolhendo bolsas de lixo nas casas! Grande projeto e já sendo feito testes.
Confira...

--xx--

Projeto DustBot
O projeto DustBot foi iniciado em dezembro de 2006 na Itália e conta com colaboradores por toda a Europa. A ideia principal era criar dois robôs que ajudassem na limpeza das cidades de maneira eficiente. Em novembro de 2009, o projeto estava pronto para os testes finais.


Enquanto o DustClean fica encarregado de varrer e lavar as calçadas, o DustCart vai até a casa dos moradores para recolher os sacos de lixo. Tudo isso feito sem qualquer intervenção humana e com total segurança.
Como funciona?
Os robôs possuem vários sensores que trabalham em conjunto para fazer uma leitura precisa do local em que estão e evitar pessoas e obstáculos. Além disso, câmeras fazem o reconhecimento de pessoas e enviam imagens para uma central em caso de problemas.
Para criar uma rota eficiente, eles fazem uma triangulação para detectar sua localização e acessam a internet por rede Wi-Fi para determinar o melhor caminho, dependendo dos locais pelos quais devem passar.
O DustCart – robô que recolhe o lixo – é chamado pelo celular, basta se cadastrar no serviço e mandar um SMS para que o robô inclua sua casa na rota. Assim que ele chega, você seleciona a opção desejada em um painel LCD e deposita o saco de lixo no compartimento. Ele utiliza uma base de Segway para ficar equilibrado em apenas duas rodas.



Os DustBots podem operar de três formas diferentes: usando apenas seus sensores, usando os sensores e a triangulação ou operado manualmente pelos responsáveis da central de operações. Entretanto, eles só são controlados manualmente em caso de alguma falha ou tentativa de roubo.


--xx--
Minha Opinião Sobre o Assunto:
Acho incrível tudo isso! Porque tirando o fato de que robôs fariam ótimos trabalhos e sem cansasso... Eles futuramente ainda poderão ser complementados com algoritmos que fizessem destinguir plástico... vidro e derivados (com ajuda de sensores, etc.).

Concerteza seria ruim a parte da demissão dos garis (possível demissão)... mas... por outro lado bom... já não teriam mais caminhões jogando gases poluentes.Espero que a idéia vá para frente... e pra todos sairem beneficiados (incluindo os garis)... eles poderiam entrar mais no assunto e até operarem os robôs de computadores de uma empresa.

Pra quem ainda duvida da idéia... ai vai o vídeo de teste que foi feito na Itália em Maio de 2010. (vídeo virá mais a tarde)

E ai, o que acham? =D


--xx--


Créditos:
www.baixaki.com.br
http://www.dustbot.org/
http://www.youtube.com/

Para ver o artigo no Baixaki: http://www.baixaki.com.br/info/4772-dustbots-robos-que-varrem-as-calcadas-e-recolhem-os-sacos-de-lixo-da-sua-casa.htm
Para ver o vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=NDTG7yBGN3M&feature=player_embedded

Um comentário: