3.24.2011

Google Books tem Acordo de Direitos Autorais Rejeitado


O projeto do Google de digitalizar milhões de livros e bilbliotecas foi quebrado, terça-feita, dia 22/03/2011, após decisão de um juiz federal dos EUA de rejeitar o acordo que previa que o Google pagasse US$ 125 milhões a autores e editoras pelo direito de colocar esses acervos na internet.


___________________________________

 A empresa com seu suporte Google Books, previa a aprovação deste projeto para garantir mais acessos a suas buscas com uma infinidade de livros dos mais variados temas. Essa idéia vem sendo discutida desde 2006, já com histórias de processos e acordos ao longo do tempo, mas desta vez, o ataque contra a Google foi maior.

O juiz Denny Chin, da corte distrital do Distrito Sul de Nova York, afirmou que a proposta foi rejeitada por dar ao Google o direito de lucrar com livros sem a permissão dos detentores de direitos autorais. Para Chin, o acordo era 'injusto, inadequado e irracional'.

Hilary Ware -da Google-, falou em prol à empresa: "'Isso é muito decepcionante. Como muitos outros, nós achamos que esse acordo tem o potencial de garantir aceso a milhões de livros que são hoje difíceis de serem encontrados nos EUA".

Apesar de toda a contradição, o juíz ainda deixou uma brecha para uma possível nova negociação se o acordo valesse apenas para autores e donos de direitos autorais que aceitassem seus termos. Porém, isso faria que milhões de livros 'órfãos', aqueles cujos autores ou proprietários de direitos autorais estão mortos, fora da biblioteca digital do Google.

___________________________________
Minha Opinião: Nada muito novo. Google tentando obter mais informações...

A surpresa desta vez, foi a decisão contra a empresa. Não sei até quando vai durar este "não", mas pelo 'final' que chegou até agora, possivelmente a Google vai conseguir concluir mais este projeto futuramente.

___________________________________

Fonte: MSN Brasil


®

4 comentários:

  1. putz... fudeu... e agora?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    brinks....
    eu ainda prefiro comprar meus livros...
    =D

    ResponderExcluir
  2. amei o blog...me segue ja te segui..xero
    euniceelainemarinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É meio complicado opinar a respeito. Não dá pra ter certeza se agiram certo ou errado. Acho que é preciso se aprofundar mais na questão para ter uma opinião concreta. Mas a princípio, acho bem interessante.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu amo ler, mas mesmo assim livros em papel...rs
    Num consigo ler via web, por isso então...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir